5G privado para o B2B faz Telefônica fazer teste com rede open source TIP
A Telefônica, controladora da Vivo, vai testar uma rede privada 5G, desenvolvida por um grupo de trabalho do Telecom Infra Project (TIP), que promete mais economia e flexibilidade em relação às abordagens tradicionais. O vice-presidente sênior de inovação tecnológica e ecossistema da Telefônica e diretor do conselho da TIP, Juan Carlos Garcia, afirmou que o projeto vai ajudar as operadoras “a abordar as oportunidades estimulantes que o 5G está criando no segmento empresarial, tanto por meio de recursos para nossos clientes quanto de operações de rede mais eficientes” .
A TIP disse que o Grupo de Soluções de Rede Privada 5G foi estabelecido para lidar com os pontos fracos na economia e flexibilidade operacional das arquiteturas de rede tradicionais em cenários empresariais. O grupo vai criar uma arquitetura nativa de nuvem aberta para redes 5G privadas, incorporando elementos de uma plataforma de implantação de entrega contínua de integração contínua (CI / CD) criada anteriormente pelo grupo de projetos OpenRAN da TIP.
Inicialmente, os testes com a nova arquitetura vão acontecer no laboratório TIP em Madrid. Depois haverá testes de campo em Málaga, na Espanha, mas a Telefônica não revela cronograma de datas. Os principais objetivos do projeto incluem o fornecimento de conectividade 5G de alto desempenho e infraestrutura de computação de ponta cobrindo vários setores corporativos; economia de rede aprimorada por meio do uso de hardware comoditizado, software de código aberto e automação; e melhor segurança de rede.
Redes privadas têm sido um tema quente recentemente: no MWC Shanghai, realizado no mês passado, o presidente e CEO da Nokia, Pekka Lundmark, estimou que os gastos excederão as redes públicas tradicionais na próxima década, citando o “enorme apetite” da indústria.