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Algar Telecom contabiliza aumento de 26% na carteira de clientes B2B

A Algar Telecom divulgou os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2020. A receita líquida da companhia cresceu 13,8% na comparação com o mesmo período de 2019 e chegou a R$ 574,6 milhões.Os indicadores dos três primeiros meses do ano refletem a expansão contínua da empresa, sobretudo no atendimento a clientes corporativos (B2B). O segmento registrou uma alta de 13,3% na receita bruta, totalizando R$ 452,2 milhões, equivalente a 60% dos negócios da operadora.

O número de clientes do B2B aumentou 26% em relação ao primeiro trimestre de 2019 —a maior elevação dos últimos nove trimestres— impulsionada pela maior carteira no segmento MPE (micro e pequenas empresas). Essa evolução é sustentada pelo incremento no serviço de dados, que aumentou 13,4%, e de outras receitas, que incluem TIC (tecnologias de informação e comunicação), cuja melhora foi de 52,1%. Assim como todo o setor, a Algar Telecom teve uma queda já prevista nas receitas de voz, de 7,8% na comparação anual.

A companhia também avançou no segmento de varejo, com maiores receitas de banda larga e expansão da rede FTTH (fiber-to-the-home). A receita bruta alcançou R$ 303,8 milhões e cresceu 9% em relação ao primeiro trimestre de 2019. Ao final de março, 62,9% dos clientes banda larga da Algar Telecom estavam conectados por fibra óptica, com 69% de homes passed.

O lucro líquido registrado no primeiro trimestre foi de R$ 45 milhões. O valor representa uma queda de 11,8% em comparação com os primeiros três meses de 2019, decorrente do maior volume de depreciação de ativos imobilizados resultante de investimentos na expansão da operação B2B e em redes de fibra óptica. Em relação ao trimestre imediatamente anterior, o lucro líquido mais que dobrou, com alta de 128,4%.

Os resultados do primeiro trimestre não foram afetados pelo novo coronavírus. A Algar Telecom monitora a situação diariamente e trabalha para apoiar clientes, associados (como são chamados os colaboradores do Grupo Algar) e sociedade a atravessar o momento atual com segurança, bem-estar e conectividade.


Em resposta aos desafios criados pela pandemia do COVID-19, a companhia implementou um plano de resposta com avaliações e ações diárias. É realizado o monitoramento constante sobre o desenvolvimento da doença no Brasil, formas de prevenção, adoção de medidas de proteção aos colaboradores e a intensificação do uso de canais digitais para o atendimento e relacionamento com os clientes. Também são avaliados riscos como os ligados à cadeia de suprimentos global, garantindo o estoque de equipamentos para atendimento aos clientes e a manutenção das nossas redes, de forma a não impactar a prestação de serviços.

A companhia tem trabalhado com os clientes para apoiá-los na superação deste momento. Entre as diversas ações, destacam-se a ampliação gradativa de banda para clientes atendidos por fibra óptica para até 100 Mbps; ampliação de conectividade de escolas e hospitais; ampliação dos serviços de VPN para facilitar o trabalho em home office, mais opções de entretenimento, bem como a abertura de canais dos serviços de TV por assinatura.

A empresa estuda neste momento como a COVID-19 deve afetar os negócios e o setor nos próximos trimestres, mas trabalha com a possibilidade de enfrentar um cenário desafiador, de agravamento da crise econômica, em que o mercado de telecomunicações pode ser impactado por questões como inadimplência e suspensão de contratos. De toda forma, a Algar Telecom mantém geração de caixa consistente e alta liquidez para enfrentar o atual momento, tendo, ainda, reforçado o seu caixa com uma emissão pública de R$ 150 milhões em debêntures concluída em abril.

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