Telecom

Anatel abre consulta sobre primeiro leilão para 5G

O Comitê de Uso do Espectro e de Órbita da Anatel abriu uma consulta pública sobre o uso das faixas de 2,3 GHz e 3,5 GHz, ambas a serem licitadas em 2019 e com objetivo de destinação para o 5G. As contribuições, por meio da página da agência na internet, serão aceitas por 60 dias.

Segundo o comitê de espectro, “a faixa de 2,3 GHz é uma faixa de destacada harmonização mundial para o IMT, enquanto que a faixa de 3,5 GHz é tida por muitos como a porta de entrada para as redes de altíssima velocidade da quinta geração de telefonia móvel”.

A Tomada de Subsídios traz um questionário composto por 13 perguntas relacionadas à utilização dessas faixas para a exploração de serviços de telecomunicações. As perguntas discutem desde aspectos de modelagem da futura licitação do direito de uso dessas faixas – tais como blocos, arranjos, distribuição geográfica e contrapartidas a serem exigidas das vencedoras.

A consulta também discute medidas, tanto preventivas quanto corretivas, para mitigar eventuais interferências prejudiciais entre os sistemas de radiocomunicação dos usuários dessas faixas e suas adjacentes. A preocupação aí se dá especialmente com a faixa de 3,5 GHz, diante do risco de interferência com as estimadas 20 milhões de antenas parabólicas existentes no país.

A consulta inclui um “Estudo das faixas de 2,3 GHz e 3,5 GHz”, que discute aspectos técnicos, mercadológicos e concorrenciais associados à exploração dessas faixas. Aborda, ainda, questões atinentes às condições de uso e de convivência com serviços que ocupam porções adjacentes no espectro radioelétrico.


Além disso, o “Caderno de Testes de Convivência entre o IMT-2020 (Banda 42 do 3GPP) e Sistemas Satelitais operando em Banda C”, apresenta o conjunto de ensaios laboratoriais e testes de campo que estão sendo realizados sob a coordenação do comitê de espectro para avaliar a possibilidade de coexistência livre de interferências prejudiciais entre os dois sistemas que operam em faixas vizinhas.

* Com informações da Anatel

Botão Voltar ao topo