Telecom

Anatel: Atendimento é principal ponto fraco das teles

A Anatel divulgou nesta terça, 26/3, uma nova edição da pesquisa anual sobre qualidade percebida pelos usuários de serviços de telecomunicações no Brasil. Houve aumento, ainda que marginal, nas notas de todos: telefonia fixa, móvel pós, móvel pré, internet fixa e TV por assinatura – sendo que celular pré tem a maior (7,79) e TV paga a menor (7,41), mas todos muito próximos. 

“Mais do que as notas em si, o histórico e a evolução são indicativos de melhora. Mas ainda temos um bom caminho a percorrer, especialmente no atendimento. visto que há uma relação direta entre o atendimento e a qualidade percebia”, afirmou Camarate.

“O que percebemos é que o atendimento telefônico, o atendimento digital e a informação ao consumidor estão sempre abaixo. Então, apesar de uma melhora na nota, ainda está muito aquém. E isso está diretamente relacionado à satisfação”, completou a superintendente da Anatel. 

Para a agência, uma evidência disso está nas notas maiores concentradas em empresas de atuação local ou regional – como evidenciado no serviço de internet fixa, muito mais fragmentado do que a telefonia celular. 

“Os indícios que temos é que a percepção da qualidade do atendimento é superior, que a operadora regional, por estar presente na cidade ou ser da região, tem uma relação mais próxima do consumidor”, avaliou o conselheiro Artur Coimbra. 


A partir desta terça, a Anatel disponibiliza os dados da pesquisa de satisfação dos usuários em seu portal na internet, no link: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/consumidor/pesquisa-de-satisfacao.

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