Anatel diz que teles receberam combustível para manutenção das redes
Em reunião na Câmara dos Deputados nesta terça, 29/5, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, foi questionado sobre a garantia de continuidade dos serviços de telecomunicações diante do desabastecimento generalizado por conta da greve dos caminhoneiros. Segundo ele, as estruturas críticas estão protegidas, as empresas abastecidas e até aqui não foi registrado nenhuma interrupção.
“O risco de interrupção é constante, daí a atenção máxima que demos em acompanhar os trabalhos do comitê de crise. Temos uma equipe significativa acompanhando. Até o momento não houve nenhuma interrupção”, afirmou Juarez Quadros durante audiência na comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. “Se a crise perdurar, temos que garantir o suprimento de setores prioritários de infraestrutura”, completou.
Durante o fim de semana, as operadoras de telecomunicações pediram prioridade para abastecimento de veículos usados na manutenção de redes e na proteção de infraestruturas críticas, bem como escolta de caminhões tanque até os reservatórios de grupos geradores usados em centrais telefônicas.
O presidente da Anatel procurou tranquilizar os parlamentares de que embora a situação seja delicada, pois não há como saber quando a distribuição será normalizada, estão sendo tomadas todas as precauções para garantir que não haja descontinuidade nos serviços.
“Temos pontos sensíveis no país inteiro, mas a agência controla os pontos críticos. Houve mobilização para garantir a distribuição de combustíveis e as empresas estão abastecidas”, insistiu Quadros. Ele disse que a equipe de acompanhamento foi dobrada e que além do contato com o comitê de crise junto ao Ministério da Defesa, escritórios regionais fazem parte daqueles criados em nível estadual.
Em essência ele lembrou sobre a duplicidade de redes que garante contingencias. Nesse sentido, foi garantido abastecimento de diesel para os grupos geradores que garantem a contingência de infraestruturas críticas. Além disso, há dupla redundância em centrais de roteamento e interconexão internacional.