Telecom

Anatel lança guias de segurança cibernética e quer adesão das teles

A Anatel enviou às operadoras de telecomunicações um chamado para que adotem dois Guias Orientativos de Segurança Cibernética, com o objetivo de balizar o cumprimento do Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações (R-Ciber).

As recomendações da agência estão em um guia básico e outro específico para DevSecOps, ambos em PDF. 

A agência entende que esses guias são cruciais para garantir a conformidade com os princípios e diretrizes em segurança cibernética. Os documentos cobrem aspectos como autenticidade, confidencialidade, disponibilidade, diversidade, integridade, interoperabilidade, prioridade, responsabilidade e transparência.

“Adotar e integrar estas práticas recomendadas não só significa a adoção de boas práticas alinhadas à regulamentação e a proteção da sua rede e seus consumidores, mas também estará contribuindo significativamente para a segurança e resiliência do ecossistema do telecomunicações no Brasil”, destaca a Anatel. A ideia é que as empresas revisem e integrem os materiais em suas operações.

A Anatel também tem cursos gratuitos de capacitação, fruto da parceria com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), que viabilizou junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) a disponibilização da Academia OEA – CISCO para atender às necessidades setoriais. Eles estão disponíveis a partir deste link: https://www.oas.org/pt/ssm/cicte/academia-cisco/.


Informações adicionais estão no site da agência, em https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/seguranca-cibernetica, além de conteúdo com dicas de higiene cibernética e prevenção às fraudes digitais (https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/dicas-contra-fraudes).

Botão Voltar ao topo