Anatel libera 5G em todas as cidades do país
Oferta do serviço já existe em 770 municípios e ampliação da cobertura depende das teles
A Anatel e a EAF anunciaram nesta terça, 26/11, que a faixa de 3,5 GHz, espectro usado para oferta do 5G, está disponível para ser usada em todas as cidades do Brasil. A efetiva oferta do serviço na nova geração, no entanto, depende do interesse das operadoras móveis.
“Na data de hoje a gente crava que 100% dos municípios brasileiros encontram-se com a faixa de 3,5 GHz disponíveis para uso das operadoras que venceram o leilão. Elas podem utilizar sem qualquer problema nenhum, em todos os municípios, respeitando seus planos de negócios. Já temos 770 cidades com 5G puro ativo, em um processo muito rápido. Já temos 35 milhões de usuários com 5G”, festejou o conselheiro da Anatel Vinícius Caram.
Nesta terça, Caram presidiu a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência que aprovou os preparativos técnicos realizados pela EAF, empresa criada por força do leilão do 5G para coordenar esses preparativos.
O CEO da EAF/Siga Antenado, Leandro Guerra, ressaltou a antecipação do cronograma em 14 meses frente ao previsto no edital do 5G. “Foi um desafio muito grande. Na engenharia, uma situação que não tinha nenhum paralelo. E que foi concluída sem praticamente nenhuma reclamação de interferência. No lado das parabólicas, foi um desafio grande de logística para instalar a nova antena digital em qualquer endereço, seja no interior do Amazonas, seja em Brasília”.
A liberação da faixa de 3,5 GHz exigiu a mitigação de interferências e desocupação das estações satelitais profissionais (FSS), e migração da recepção da TV recebida via parabólica da Banda C para a Banda Ku, com a distribuição e instalação de kit gratuito com a nova antena digital para famílias beneficiárias de Programas Sociais do Governo Federal.
A primeira frente de atuação foi concluída em março de 2024, com mais de dois anos de antecedência. A EAF realizou a desocupação das FSS, atuando em 1.482 estações que operavam na Banda C Estendida pelo Brasil, e mitigou interferências de 19.200 estações que operavam na Banda C em 5 mil cidades. A frente de atuação de TVRO, autorizada para todas as cidades brasileiras, concluiu a operação de limpeza da faixa de 3,5 GHz e possibilitou a implementação da nova geração de internet móvel. Esta entrega, prevista no edital do Leilão do 5G, estava programada para 2026.
“Agora a gente pode iniciar um diálogo mais forte com as operadoras para, quem sabe, antecipar municípios previstos lá para 2029, 2028, e com a faixa liberada, através de conversas, conseguir uma antecipação de metas”, disse o conselheiro Vinicius Caram.
As teles entendem que o cronograma previsto no leilão já vem sendo antecipado e o avanço da cobertura para novas cidades faz parte dos planos de cada empresa.
“Além de terem atendido 100% das metas previstas para 2024, as empresas já cumpriram mais de 70% das metas fixadas para 2025. Apesar do edital prever para 2024 apenas a instalação do 5G nas capitais, hoje mais de 700 cidades já contam com a tecnologia”, disse o presidente da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Ele ressaltou que os municípios devem ajustar a legislação local para facilitar a chegada das novas antenas de celular. “Destaco a importância das cidades atualizarem suas leis de antenas, para facilitar a instalação das infraestruturas necessárias para a expansão da conectividade”, disse Ferrari.