Telecom

Ação na Coreia quer R$ 5 por cliente insatisfeito com 5G

Uma ação coletiva na Coreia do Sul quer obrigar as três principais operadoras móveis do país, SK Telecom, KT e LG Uplus, a indenizar os clientes porque o 5G não trouxe as melhorias prometidas. A ideia é cobrar 1 milhão de won a cada usuário insatisfeito, algo na vizinhança dos R$ 5 mil por pessoa. 

Segundo a agência de notícias coreana Yonhap, cerca de 1 mil usuários já indicaram ingresso na ação coletiva. O advogado responsável pela ação, Kim Jin-wook, diz que a qualidade da rede 5G não é uma melhoria perceptível em relação às redes 4G LTE anteriores e tem desvantagens, como disponibilidade limitada.

“Considerando que os planos 5G mensais são cerca de 50.000 won (R$ 240) mais caros do que os planos 4G LTE, esperamos cerca de 1 milhão de won (R$ 4,9 mil) em compensação para usuários inscritos em planos de dois anos”, disse o advogado. A ação será ajuizada em maio, após reunir mais participantes. 

Em janeiro, a Coreia do Sul somava 12,87 milhões de assinaturas 5G, ou 18,2% do total de 70,69 milhões de usuários de telefonia móvel no país. As três operadoras de telecomunicações implantaram 166.250 ERBs 5G até novembro do ano passado, aproximadamente 19% to total de antenas 4G. A cobertura 5G da Coreia do Sul se concentra em grandes áreas urbanas, como Seul. 

As operadoras anunciaram inicialmente as velocidades de download 5G como sendo 20 vezes mais rápidas do que 4G LTE, mas um relatório do governo no ano passado descobriu que a velocidade média de download 5G era cerca de quatro vezes mais rápida do que 4G.


Em outubro de 2020, o Conselho Nacional de Organizações de Consumidores da Coreia, um grupo de defesa do consumidor, recomendou às operadoras que pagassem até 350.000 won (R$ 1,7 mil) em compensação aos usuários que solicitaram mediação sobre a qualidade insatisfatória do serviço 5G. 

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