Telecom

Apagão tumultua oferta de serviços de telefonia e Internet nas regiões Norte e Nordeste

ATUALIZADA -Os Estados das regiões Norte e Nordeste tiveram queda de energia nesta quarta-feira, 21/03. Faltou luz no Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco, Sergipe e nos estados do Tocantins, Amazonas, Pará e Amapá. Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que ocorreu “uma perturbaçã o no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento”.

De acordo ainda com o comunicado, com a perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW. “Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste”, acrescenta o comunicado.

A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) disse que também está investigando a origem da falta de energia.Segundo o ONS, às 16h15, já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS trabalham na recomposição dos sistemas Norte e Nordeste.

Apesar das reclamações dos moradores que os serviços de telefonia e de Internet foram interrompidos por conta da falta de energia, a Oi informa que “os serviços de telefonia e internet móvel funcionam normalmente no dia de hoje. A companhia acrescenta que, em função da interrupção no fornecimento de energia elétrica comercial em diversos Estados do país, alguns clientes da companhia podem enfrentar dificuldades pontuais . Equipes técnicas estão de prontidão, acompanhando a situação. Os equipamentos da Oi possuem geradores e baterias”.

Já a TIM reportou que “alguns clientes nos estados do Norte e Nordeste poderão encontrar dificuldades para utilização de seus serviços na tarde desta quarta-feira (21), devido à falta de energia elétrica que afeta as regiões. Técnicos da companhia trabalham para normalizar a prestação dos serviços, tão logo seja possível”.


Também por comunicado, a Vivo reporta que os “clientes dos Estados de Bahia, Sergipe, Amazonas, Maranhão, Amapá, Pará, Ceará, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí, podem estar encontrando dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados, devido à falta de energia comercial na região. Os serviços estão sendo normalizados à medida que a energia comercial é restabelecida”. 

Posição também defendida por meio de nota oficial pela Claro/NET. “A Claro e a NET informam que, devido à interrupção de energia nas regiões Norte e Nordeste, alguns clientes podem estar enfrentando dificuldades para acessar os serviços de voz, dados, Tv por assinatura, telefonia fixa e banda larga fixa. As operadoras afirmam que seguem acompanhando o caso de perto para garantir a normalização dos serviços no menor tempo possível.”

*Com agências de notícias

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