Apps móveis de São Paulo têm mais de 9 milhões de downloads
Lançados há dois anos, serviços públicos pelo celular oferecidos pelo governo de São Paulo já superam 9 milhões de downloads, segundo informa a Companhia de Processamento de Dados estadual, Prodesp. O aumento na demanda, que chegou a 496 mil downloads apenas em agosto deste 2017, leva a empresa a projetar ultrapassar 11 milhões até o fim do ano.
O aplicativo mais popular, de longo, é do Departamento de Trânsito, com quase 3 milhões de downloads. E se somado ao app com simulações de provas para exames de habilitação, o Detran de SP sozinho detém 58% do uso de apps de e-gov no estado.
Depois deles aparece o pacote de serviços (SP Serviços) que reúne o Poupatempo, com 1,2 milhão de downloads. Os apps de linhas e estações do metrô (616,7 mil downloads) e ônibus (EMTU, 525,2 mil) também estão entre os mais procurados.
“Pelas estimativas do governo paulista, em novembro o total acumulado de downloads de todos os aplicativos contidos no SP Serviços deve chegar a dez milhões, após o crescimento recorde no mês de agosto. O número acumulado já chega a 9.058.922 desde o lançamento, há dois anos. O total em agosto foi de 496.048. Mantida a média registrada em agosto, a Prodesp estima que o total de aplicativos de serviços públicos estaduais chegue a 11,04 milhões até o fim do ano.”
A Prodesp destaca ainda outros aplicativos, caso do ‘Nota Fiscal Paulista’, que permite consulta de saldo e crédito em conta corrente (430.553 downloads) e ‘De Olho na Nota’, para a leitura do código (QR Code) de notas fiscais (83,8 mil downloads).