Blitz da Anatel apreende 45 mil equipamentos e 1,7 milhão de metros de cabos de fibra óptica
Operações se espalharam pela Bahia, Santa Catarina, São Paulo e Paraíba.

A Anatel concluiu, na última semana de setembro, uma série de fiscalizações de grande impacto em quatro estados, dentro do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP). As operações simultâneas resultaram na lacração e apreensão de milhares de produtos sem homologação, incluindo itens essenciais para a infraestrutura de telecomunicações do país.
Entre os dias 23 e 26 de setembro, em ação conjunta com a Receita Federal, fiscais da Anatel lacraram mais de 45 mil equipamentos de telecomunicações irregulares em duas importadoras de Ilhéus, na Bahia. Foram identificados produtos sem homologação, com certificação suspensa ou cancelada, além de itens sem a devida marcação obrigatória.
No dia 25, novas operações foram realizadas em três estados. Em São José (SC), mais de 10 mil fechaduras eletrônicas com módulos de Wi-Fi e Bluetooth foram lacradas, com valor estimado em R$ 5,7 milhões. Já em São Paulo, a fiscalização bloqueou 1,7 milhão de metros de cabos de fibra óptica drop, fundamentais para redes de banda larga. Em João Pessoa (PB), a ação contou também com apoio da Polícia Civil e resultou na apreensão de 2,5 mil produtos, entre roteadores, carregadores e fones de ouvido.