Bradesco leva a BIA, sua inteligência artificial, para o celular
Há um ano, os funcionários das agências do Bradesco usam inteligência artificial para tirar dúvidas sobre os produtos e serviços bancários. Batizada de BIA, Bradesco Inteligência Artificial, a solução permite um atendimento imediato e as respostas, sempre atualizadas, são dadas em linguagem natural usando a inteligência artificial.
O chat interativo foi desenvolvido com base no comportamento das pessoas – o que elas querem, o que estão buscando e de que forma. Um time de especialistas financeiros e relacionamento com o cliente é responsável por continuar ensinando e aperfeiçoando a plataforma, que usa o IBM Watson como motor nessa primeira implementação.
“Acreditamos que a computação cognitiva pode dar mais autonomia aos clientes e eficiência ao banco, além de potencializar as capacidades de nossos funcionários. As aplicações para essa tecnologia são praticamente ilimitadas, e no Bradesco, ela já responde a mais de 22 mil perguntas por dia”, afirma Luca Cavalcanti, Diretor Executivo do Bradesco.
A estratégia da instituição financeira foi dominar a tecnologia de inteligência artificial para aplicação nas atividades internas e, a partir dos resultados positivos, aprimorar e ampliar essa facilidade para o público externo. Dentro do aplicativo Bradesco, os clientes poderão acessar a solução por meio de um chatbot para tirar dúvidas e fazer transações como consultas, transferências, pagamentos e recargas de celular.
“om os ótimos resultados e o sucesso obtido no uso interno, estamos dando passos à frente e implantando a BIA para clientes, no aplicativo Bradesco. No princípio a interação acontecerá por texto, mas em breve também será possível por voz”, conta Marcelo Câmara, Gerente Departamental de Pesquisa e Inovação. A parceria Bradesco e IBM para o uso do Watson foi firmada em outubro de 2014. Os valores envolvidos no desenvolvimento da BIA não foram revelados pelas partes.
*Com informações do Bradesco