Telecom

Celulares mais baratos viram alvo após queda de 14% nas vendas

A última pesquisa da Canalys mostra que as remessas de smartphones na América Latina caíram 14% ano a ano, para 28 milhões de unidades. Apesar deste declínio, o mercado está a estabilizar e a mostrar sinais de recuperação, graças ao aumento da confiança dos consumidores, às melhorias nos níveis de inventário e ao foco dos fornecedores de smartphones em segmentos-chave.

“A demanda moderada do consumidor levou a um aumento nos estoques de smartphones dos fornecedores. Isto levou as empresas a adoptarem uma abordagem mais cautelosa, visando segmentos de mercado específicos que lhes poderiam trazer melhores retornos”, afirmou Miguel Perez, Consultor Sénior da Canalys.
“Samsung, Motorola e Xiaomi foram atingidas por quedas anuais de dois dígitos. Mas a adoção de uma abordagem conservadora ajudará a evitar o excesso de estoques, aumentando a rentabilidade e concentrando recursos estrategicamente para melhorar a adaptabilidade às condições de mercado em evolução.”
Os três principais fornecedores estão executando essas estratégias por meio de táticas variadas. A Samsung está abandonando o segmento de preços abaixo de US$ 200 para se concentrar em modelos com margens mais altas em seu portfólio.
Após um lançamento agressivo para as famílias Moto Razr e Moto Edge 40, a Motorola agora se concentra nos segmentos de preço baixo e médio com drivers de volume, como o Moto E13, G23, G13 e G53. A Xiaomi está recuperando os volumes de remessas após uma queda considerável no primeiro trimestre de 2023, concentrando-se em modelos com preços entre US$ 100 e US$ 500, como o Redmi Note 12 4G, Redmi 12C, A2 e Note 12S.
“Além das três primeiras, apesar das variações significativas no desempenho dos fornecedores, algumas marcas estão expandindo substancialmente a sua presença na região”, acrescentou Perez. “Transsion, Honor e Oppo fizeram progressos significativos no mercado no segundo trimestre de 2023, destacando oportunidades para fornecedores na América Latina. Esses três fornecedores têm sido estratégicos em seus investimentos.”
A Transsion voltou ao quarto lugar com desempenhos impressionantes na Colômbia, Equador e Peru, graças ao seu amplo portfólio de dispositivos básicos. A Honor alcançou o maior crescimento de volume, aumentando as remessas em 168% ano a ano em geral na América Latina. Entretanto, a Oppo se concentra na Colômbia e no México como os seus dois principais mercados para estabelecer uma forte presença na região através de investimentos significativos em marketing de canal. Para estas marcas chinesas, que enfrentam desafios no seu mercado interno, a América Latina não é apenas uma opção, mas uma parte vital das suas estratégias globais.
Mesmo no meio de cenários sócio-políticos variados, a estabilidade económica global da América Latina está a promover um clima favorável para o mercado de smartphones. Embora a possibilidade de uma recessão não tenha desaparecido totalmente, a inflação está em grande parte controlada em toda a região e as suas três potências económicas, Brasil, México e Colômbia, estão a crescer de forma constante. Esta perspetiva positiva levou a uma previsão atualizada de crescimento económico para 2023, tornando a região um foco para a expansão do mercado de smartphones.
Embora a Canalys projete uma contração de 2% no mercado de smartphones da América Latina até 2023, como parte de uma estabilização mais ampla do mercado, o panorama geral é de oportunidades. O aumento da confiança dos consumidores e o aumento dos gastos globais prepararam o terreno para o crescimento potencial no último semestre, especialmente com a aproximação da época de pico de vendas. Para capitalizar isto, as marcas precisam de aperfeiçoar o seu planeamento, forjar parcerias de canais fortes e manter a saúde fiscal, alinhando as suas ações com oportunidades estratégicas.
Smartphones LATAM embarques e crescimento 
 
Canalys Smartphone Market Pulse: 2T 2023 
Vendor  2T 2023 2T 2023  2T 2022  2T 2022  Alta
embarques mercado embarque mercado ano a ano
(million) share  (million)  share   
Samsung  9.4  34%  11.6  36%  -19% 
Motorola  5.7  21%  7.0  22%  -18% 
Xiaomi  4.6  17%  5.3  17%  -14% 
Transsion  2.1  7%  1.3  4%  56% 
Apple  1.4  5%  1.5  5%  -8% 
Outros 4.7  17%  5.5  17%  -14% 
Total  27.9  100%  32.2  100%  -14%
Fonte: Canalys

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