Telecom

Chamadas de voz ressurgem com quarentena do coronavírus

As chamadas de voz-por telefonia fixa ou Wi-Fi que nos últimos tempos registraram forte declínio – estão crescendo de forma considerável por conta das restrições impostas à circulação no combate ao coronavírus. Nos Estados Unidos, as operadoras AT&T, Verizon e Sprint relataram picos nas chamadas de voz tradicional – movel e fixa no último domingo, dia 22 de março. O crescimento foi de 44% em relação a um domingo normal. Já as ligações Wi-Fi aumentaram 88%.

A Verizon registrou um aumento de 10% nas ligações entre 12 e 19 de março, com uma duração 15% maior. O CTO da operadora, Kyle Malady, diz que a quarententa imposta pelo Covid-19 reacendeu a vontade das pessoas de se comunicarem voz a voz.

Em um blog, a Sprint relatou um aumento na voz como parte de um salto mais amplo no uso da rede: sem especificar um período, relatou um aumento de 20% nas chamadas e um aumento de 25% nas mensagens. A Verizon, a AT&T e a T-Mobile US receberam recentemente infusões temporárias de espectro para ajudá-las a aumentar a capacidade da rede durante a pandemia.

Botão Voltar ao topo