Telecom

Confederação Nacional de TIC projeta sistema S próprio para a formação de mão de obra

A Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (CONTIC) foi oficializada nesta sexta-feira, 27/10, por portaria do Ministério do Trabalho e a meta, a partir de agora, é criar um sistema S para a formação de mão de obra especializada em TI e Telecomunicações. “Os recursos já existem e a missão é formar especialistas para Internet das Coisas e 5G, entre outras tecnologias”, explica o presidente-executivo da Febratel, Eduardo Levy.

A CONTIC reúne a Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel), a Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo) e a Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática (Feninfra).

A Confederação abarca mais de 75 mil empresas e representa 8% do PIB brasileiro em produção de riqueza para a economia nacional. A entidade representa cerca de 2 milhões de trabalhadores e apenas, em Telecomunicações,recolhe mais de R$ 60 bilhões em tributos por ano e tem mais de 330 milhões de clientes. No primeiro ano de formação, a CONTIC foi presidida por Luiz Alexandre Garcia, da Febratel. Este ano, o comando está com a Feninfra, presidida por Vivien Suruagy. 

“A CONTIC nos dá uma representatividade para entrar em Conselhos da República e autonomia para cuidarmos dos temas referentes ao desenvolvimento das TICs”, pontua Levy. E um dos temas à mesa é a questão tributária e a possível volta da reoneração da folha de pagamento e da minirreforma tributária, com a intenção de aumento da alíquota do PIS/Cofins.

Ficou assim definida a diretoria da entidade, com mandato até julho de 2019, com rodízio anual na presidência, conforme delibera o estatuto da CONTIC.


Presidente: Vivien Suruagy – Feninfra

1º vice-presidente: Márcio Girão – Fenainfo

2º vice-presidente: Luiz Alexandre – Febratel

2º delegado titular –  Febratel – Eduardo Levy

2º delegado titular – Fenainfo – Edgar Serrano

2º delegado titular – Feninfra – Gilnei Machado

*Com informações da Febratel

Botão Voltar ao topo