Telecom

Depois da CNH, título de eleitor também entra no smartphone

Mês e meio depois do lançamento da carteira de motorista digital, o Tribunal Superior Eleitoral apresentou nesta sexta 1º/12, sua versão ‘mobile’ do título de eleitor. Assim como a CNH, o ‘E-Título’ é um documento pelo smartphone com a mesma validade legal daquele em papel-moeda, que continuará valendo. 

A ambição do TSE, no entanto, é maior. “Já se fala em novos aplicativos que vão ser adquiridos, integrados a este modelo. Aqueles que tiverem feito a biometria terão o título com a foto”, disse o presidente do Tribunal, Gilmar Mendes, ao fazer o lançamento do aplicativo para obtenção do ‘E-Título’, que já está disponível para aparelhos Android e ganhará versão iOS nos próximos dias. Ele foi desenvolvido pelo TRE do Acre.

Vale lembrar que o TSE se tornou o ‘chefe’ do sistema de identificação dos brasileiros com Lei 13.444/17 e que a Justiça Eleitoral já tem os dados biométricos de 65 milhões de pessoas – e quer ter 140 milhões até 2020. Uma versão do título com biometria e foto e ainda armazenado no smartphone é candidato natural a se tornar uma carteira de identidade eletrônica.

Segundo o TSE, a versão digital do título de eleitor terá, além da foto do eleitor, informações sobre a quitação eleitoral, dados sobre o seu cadastramento biométrico e o endereço de seu local de votação, inclusive com um mapa com geolocalização. Terá também QR Code para a validação na zona eleitoral.

* Com informações do TSE


Botão Voltar ao topo