Destravar a construção de redes no Brasil passa por regras mais claras
A Cullen Internacional, a pedido da TelComp, desenvolveu um estudo que vai apontar as boas práticas internacionais e soluções técnico-regulatórias que foram utilizadas em outros países para enfrentar problemas como o de compartilhamento de postes e dutos.
O estudo ainda não foi publicado, mas, durante o XI Seminário Telcomp, realizado no dia 13 de novembro, em São Paulo, o analista sênior da Cullen, Andre Moura Gomes, conversou com a CDTV, do portal Convergência Digital, e antecipou alguns apontamentos. Falando acerca do incentivo à competição, Gomes afirmou que as boas práticas indicam regras detalhadas sobre ofertas de referência que incluem os preços em relação ao compartilhamento de redes.
Sobre entraves para a competição, o especialista apontou a implantação de nova infraestrutura por empresas entrantes, especialmente, em grandes cidades; a dificuldade na ocupação dos dutos, inclusive em prédios e condomínios; e a difusão de formas de resolução de conflitos para acelerar a cooperação entre distribuidoras de energia elétrica e telcos. Assista à entrevista.