Telecom

Disputa no 5G: Claro amplia vantagem diante da Vivo

Os dados da telefonia móvel relativos ao mês de julho, divulgados pela Anatel, revelaram que a quantidade de acessos da tecnologia 5G cresce, mas ainda deteém apenas 5% do mercado total. O 4G é líder absoluto com 78,3%. Em julho, o País registrou 12,6 milhões de assinantes da quinta geração de internet móvel, após a adição de 1,279 milhão de linhas na rede, o que significa um crescimento de 11,24% em relação a junho.

A Claro liderou a adição de novos clientes: 532 mil. Já a Vivo e a TIM somaram, respectivamente, 386 mil e 360 mil novos acessos 5G em julho. Na visão geral das operadoras, isso significa que a Claro fechou o mês com 5,1 milhões de linhas da quinta geração móvel ativas, seguida pela Vivo (4,7 milhões) e TIM (2,8 milhões).

O mercado, considerando todas as categorias juntas (linhas de celular padrão, M2M e PoS), também cresceu. Julho encerrou com 252 milhões de acessos — alta de 0,2%, ou 479 mil linhas a mais que o mês de junho. A Vivo foi a única que perdeu clientes em julho segundo o último balanço da agência, com redução de 155 mil clientes a menos. Já a Claro teve o maior aumento entre as três principais teles: 317 mil acessos a mais, enquanto a TIM teve saldo positivo de 15 mil linhas padrão ativas.

Botão Voltar ao topo