EUA querem usar mais o Linux no 5G
A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) fechou um acordo com a Fundação Linux para usar códigos abertos no desenvolvimento do 5g, do edge computing, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, anunciou o CRO e COO da Fundação Linux, Mike Woster, em entrevista ao Mobile World Live. Segundo ele, o acerto com as forças armadas norte-americana reflete um interesse dos governos mundialmente.
A iniciativa prevê a criação de uma iniciativa, batizada de Open Programmable Secure do Governo dos EUA, administrado pela Fundação Linux. A solução, baseada em softwre, terá a missão de criar uma arquitetura 5G segura e capaz de mitigar ataques cibernéticos em grande escala. também terá de dar a capacidade para a criação de redes múltiplas (Slice network) que possam operar em infraestruturas não confiáveis.
Objetivo da Fundação Linux é ter os Estados Unidos como caso de referência para fechar com diferentes governos no mundo. “Isso é empolgante porque é um grande usuário final, neste caso é a DARPA, dizendo que uma arquitetura de referência 5G ponta a ponta de projetos de código aberto é importante para eles. Isso vai beneficiar todos os projetos de código aberto”, comemora Mike Woster. O governo dos EUA explora um Desafio 5G para impulsionar o ecossistema aberto e, ao longo do ano passado, convocou fornecedores para a realização de testes em instalações militares.