Facebook vai usar WhatsApp para pagamentos em pequenos varejistas
O Facebook vai aportar US$ 5,7 bilhões, equivalentes a R$ 30,7 bilhões, para comprar 9,9% de participação na Reliance Jio, braço de telecom e serviços digitais do grupo indiano Reliance, com objetivo de usar o aplicativo Whatsapp para oferta de pagamentos digitais a pequenos varejistas Índia.
Com a participação, a rede social se torna o maior acionista minoritário da empresa, que detém a maior operadora móvel do país, com 388 milhões de assinantes. A Índia é onde o Facebook tem o maior número de usuários – 328 milhões – e também onde é o maior mercado do Whatsapp – 400 milhões.
“No futuro próximo, JioMart [que é um aplicativo voltado a pequenos varejistas] e o Whatsapp vão empoderar cerca de 30 milhões de pequenas kiranas para transações digitais com todos os consumidores em sua vizinhança”, declarou o presidente da Reliance, Mukesh Ambani. Kiranas são pequenas mercearias, geralmente negócios familiares, na Índia.
Em comunicado, o diretor de receitas do Facebook, David Fischer, apontou que o negócio “cria novas formas para pessoas e negócios operarem de forma mais efetiva na crescente economia digital”.