Gemalto rejeita proposta oportunista de US$ 4,3 bi da Atos
A Gemalto rejeitou, de forma veemente, uma proposta, considerada oportunista, de US$ 4,3 bi feira pela francesa ATOS. Os acionistas da Gemalto classificaram a proposta como ‘muito aquém do valor real’ e afirmam que a iniciativa não levou em conta as questões regulatórias envolvidas na transação. “Não foi feita nenhuma análise do impacto dessa compra no negócio, nos empregados, nos acionistas e nas partes interessadas na Gemalto”, sustentou o CEO da companhia, Phillipe Vallee.
Por sua vez, a ATOS sustentou que planeja seguir com a oferta. “Atos reafirma que sua oferta é feita com intenções amigáveis e é baseada em um projeto industrial sólido e convincente tanto para empresas, seus funcionários, clientes e outras partes interessadas”, afirmou em um comunicado.
“Como uma empresa que recruta mais de 10.000 funcionários por ano, todos os 15.000 funcionários da Gemalto serão bem-vindos e integrados no grupo ampliado. Atos também confirma que pretende integrar todas as empresas Gemalto dentro do grupo combinado e manterá a marca Gemalto.”, completou.
A Atos fez sua abordagem para a Gemalto no início desta semana, saudando o movimento como uma tentativa de criar um “líder mundial” em toda a inteligência artificial, grandes dados, nuvem, identidade digital, gerenciamento de acesso e criptografia de dados. A Gemalto é especialista em produtos de segurança digital no dispositivo, além de fornecer cartões SIM e plataformas NFC. Atos fornece a espinha dorsal para análise de dados, publicidade e serviços de pagamento móvel para alguns dos maiores grupos de operadores do mundo.