Telecom

Google, Claro, Oi, TIM e Vivo se unem, mais uma vez, contra WhatsApp

Em parceria com a Google, Claro, Oi, TIM e Vivo lançam comercialmente nesta terça, 19/8, uma plataforma de mensageria voltada para negócios chamada Rich Business Messaging, ou simplesmente RBM. O movimento, que une fabricantes de dispositivos Android como Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo, renova a tentativa de oferecer um concorrente ao Whatsapp, desde que a parceria começou em 2017

Como explica a própria Google, “a nova plataforma de mensageria RBM trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada  do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages, como anunciado na região em 2017 e também a partir de um esforço conjunto do Google e da indústria de telefonia móvel brasileira”. 

Conforme o anúncio, o serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsas, e por sessão de até 24 horas, quando usuário responde a mensagens avulsas antes de 24h. Para os usuários, não há consumo de franquia nas comunicações. “Para este lançamento, as quatro operadoras irão liberar, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à COVID-19.”

Botão Voltar ao topo