Governo adota aplicativo para fiscalizar e agilizar obras
O Ministério do Planejamento apresentou um aplicativo móvel para auxiliar na fiscalização de obras. Chamado Siconv Fiscalização, o app agiliza informações sobre construções em andamento registradas no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses.
Destinado especialmente a fiscais de obra e agentes públicos que fazem o monitoramento das obras, ele tem como um de seus objetivos reduzir o tempo médio da execução. Atualmente existem no Sinconv 28.376 obras em andamento, com duração média de 458 dias.
O investimento do governo federal, com o painel e o aplicativo, soma R$ 1,2 milhão. Uma das funcionalidades do Siconv Fiscalização é manter o registro fotográfico feito em fiscalizações durante o andamento da obra, permitindo a análise comparativa da execução e do empenho de recursos. As fotos são georreferenciadas, o que impede a publicação de registros falsos.
“Essa ferramenta está sendo adotada por outros ministérios para finalidades variadas. O Ministério da Saúde está usando a mesma tecnologia para fazer a coleta de evidências de instalação de equipamentos médicos”, explicou o secretário executivo do Ministério do Planejaneto, Gleisson Rubin.
* Com informações do MPOG