Telecom

Governo alerta prefeitos que 5G chega antes onde leis facilitem antenas

Em preparação ao Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes com foco no Centro-Oeste de São Paulo, o  Coordenador-Geral de Aprimoramento do Ambiente de Investimentos do Ministério das Comunicações, Otto Solino, alertou prefeitos, gestores e servidores públicos sobre a necessidade dos municípios se prepararem para a chegada do 5G. 

De acordo com Solino, os municípios que já possuem uma legislação aderente à Lei Geral das Antenas, de 2015, e ao decreto de 2020, irão receber primeiro os investimentos e compromissos estabelecidos no edital do 5G, entre eles a ampliação do sinal 4G para todas as localidades com população acima de 600 habitantes. 

“É um ponto problemático porque muitos municípios guardam uma legislação contrária à lei federal. Algumas empresas acabam não tendo uma certa segurança jurídica para fazer esses investimentos”, apontou o coordenador do Minicom.

Solino também ressaltou que o 5G vai permitir a integração de diversos serviços públicos como iluminação pública, segurança e trânsito. “Vai conseguir ter um atendimento mais rápido à população quando houver um problema, cobranças mais precisas, menor desperdícios porque você vai conseguir detectar de forma muito rápida e dinâmica”.


Botão Voltar ao topo