Telecom

Governos queriam acesso a mais dados de app de rastreamento da Apple e Google

Autoridades de 23 países de cinco continentes – cujos nomes não foram revelados- estão buscando acesso à tecnologia de rastreamento de contatos da Apple e do Google, anunciaram as empresas nesta quarta-feira, 20/05, ao lançar a versão inicial do seu sistema.

A tecnologia da parceria Apple-Google permitirá aos governos criarem aplicativos para o registro dos usuários que ficaram próximos por pelo menos cinco minutos. Um usuário que mais tarde é infectado pelo vírus pode usar o aplicativo para notificar automaticamente e de maneira anônima as pessoas com quem teve contato recente.

Alguns governos elogiaram o sistema, que pode ajudá-los a testar e isolar mais indivíduos potencialmente infectados do que normalmente seriam capazes se dependessem apenas da memória dos pacientes das suas interações recentes.

Outros, porém, ficaram frustrados com as regras definidas pela Apple e pelo Google que restringem o poder de coletar a localização, os números de telefone e outros detalhes dos usuários. Algumas dessas autoridades estão desenvolvendo aplicativos usando tecnologia própria, o que segundo a Apple e o Google terão falhas e esgotarão as baterias dos dispositivos. As regras da Apple e do Google impedem que autoridades exijam o uso do aplicativo.

*Com Agência Reuters


Botão Voltar ao topo