Grupo agrícola Insolo amplia uso do 4G da TIM no Piauí
A Insolo, um dos maiores grupos de produção agrícola do Brasil, fechou um acordo com a TIM para ampliação do sinal em mais duas fazendas do complexo. Agora, além de Serra Grande, Cerro Azul e Ipê, que já recebem conectividade 4G da TIM desde 2019, as fazendas Fortaleza e Santa Maria serão incorporadas à maior rede 4G do país.
Com as novas propriedades, a TIM integra mais 40 mil hectares de cobertura 4G à Insolo, totalizando mais de 120 mil hectares em 5 fazendas. Localizadas na região sul do Piauí, as fazendas Santa Maria e Serra da Fortaleza produzem soja e milho e têm a maior área do país em uso de biodefensivos.
Com a implementação do projeto 4G, cada fazenda receberá um site na frequência de 700MHz, habilitando a conectividade de máquinas e sensores e ajudando a concretizar um projeto de jornada digital da Insolo, integrando sistemas, dados e equipes, reduzindo o tempo de resposta e conectando máquinas no campo, em tempo real.
Esta é a segunda iniciativa em conectividade promovida pela Insolo com a TIM em 2022. Em março, a Fazenda Ipê, em Baixa Grande do Ribeiro (PI), recebeu a primeira edição da Expo Agro Digital, evento que contou com ativação do sinal 5G pela operadora e o início das operações da tecnologia de quinta geração no agronegócio brasileiro.
Os projetos de expansão de cobertura móvel 4G para a Insolo já estão preparados para o 5G, antecipando uma demanda e uma oportunidade. Todo o backhaul de fibra para as duas novas fazendas é fornecido pela Brasil Net, habilitando a transmissão de dados até a fazenda com qualidade e eficiência. A parceria com Brasil Net foi essencial também para a Expo Agro Digital, quando foram os fornecedores de backhaul na operação com 5G.