Kassab diz que fez lista tríplice para indicar novo presidente da Anatel
O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, faz suspense sobre sua indicação para a presidência da Anatel, visto ser dado como certo que o atual ocupante do posto, Juarez Quadros, não será reconduzido ao fim do mandato, em 4/11. Segundo afirmou Kassab nesta terça, 2/10, seu escolhido sai de uma lista com três candidatos.
“Três nomes têm sido discutidos e que em breve poderão eventualmente ter agregados outros nomes ou um deles ser o escolhido. O Moisés [Moreira] é um dos nomes, faz um extraordinário trabalho junto à secretaria de Radiodifusão, isso é reconhecido por todos. O Max [Martinhão] também tem muita experiência, passou por diversas áreas do setor público e também tem o reconhecimento de todos. Dentro da Anatel tem o [Carlos] Baigorri, que faz um extraordinário trabalho”, listou o ministro.
Emenda Kassab que “poderão nos próximos dias ser somados outros nomes para que a gente possa definir um que será encaminhado. E não podemos deixar de ressaltar o trabalho extraordinário que faz Juarez Quadros à frente da Anatel. Pessoa experiente, correta, que cumpre seu papel com muita eficiência, tem muita credibilidade e o respeito de todos”. Apesar do panegírico, o ministro confirma que não convidou Quadros para continuar no posto.
Apesar da ‘lista tríplice’, as apostas estão com o secretário de Radiodifusão Moisés Moreira. Embora tanto o secretário de desenvolvimento tecnológico Max Martinhão como o superintendente executivo da Anatel Carlos Baigorri tenham maior proximidade com o setor de telecomunicações, Moreira é da lista quem tem, de longe, maior proximidade com o ministro Gilberto Kassab.
Apontado como bom negociador, Moisés Queiroz Moreira está com Kassab desde que o ministro foi prefeito de São Paulo, tendo integrado a São Paulo Turismo e atuado como secretário adjunto de Saúde. No mesmo 2015 em que Gilberto Kassab assumiu o Ministério das Cidades, Moreira foi nomeado como assessor especial do ministro. No ano seguinte, quando Kassab trocou de endereço na Esplanada, ele se tornou chefe da assessoria parlamentar do MCTIC. Desde fevereiro deste 2018 é o secretário de Radiodifusão da Pasta.