Li-Fi: Luz x rádio e um novo concorrente ao Wi-Fi e ao 5G
Luz no lugar das frequências de rádio para a transmissão de dados. Esse é o principal conceito do Li-Fi, tecnologia que começa a aparecer no mercado. Até um padrão está criado pelo Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), o 802.11bb, com o objetivo de acelerar a interoperabilidade entre os fornecedores de Li-Fi e as especificações de Wi-Fi, em especial, o Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7.
Richard Webb, diretor de infraestrutura de rede da CCS Insight, observou que o padrão 802.11bb é um marco importante para o Li-Fi, colocando-o como uma tecnologia complementar e integrada ao Wi-Fi.
Nikola Serafimovski, vice-presidente de padronização da pureLiFi e presidente do grupo de tarefas 802.1bb, observa que a tecnologia Li-Fi atraiu o interesse de empresas de semicondutores até fabricantes líderes de telefones celulares.
Para os desenvolvedores da Li-Fi, a tecnologia tem o potencial de desencadear comunicações sem fio mais rápidas e confiáveis com melhor segurança do que as tecnologias convencionais, incluindo Wi-Fi e 5G.