Telecom

Marketing excessivo e Fake News minam a confiança do usuário no 5G

O marketing excessivo e as fake news sobre as qualidades e características do 5G podem minar a confiança dos consumidores na nova tecnologia, adverte o CEO da Opensignal, Brendan Gill. Segundo ele, as campanhas de marketing das operadoras precisam ser feitas com cautela para não criar falsas expectativas. “Quando as expectativas são muito altas, elas podem sair pela culatra”, afirmou o executivo. Segundo ele, é o momento de as operadoras serem “mais realistas e alinhadas”.

A Opensignal faz estudos globais sobre o impacto das infraesturutras e trabalha com o 5G. Ao Mobile World Live, Brendan Gill disse que informações conflitantes sobre a nova tecnologia móvel podem levar clientes finais e corporativos a decidirem esperar mais tempo para fazer o upgrade para os dispositivos 5G, se entenderem que não vão receber os benefícios prometidos.

“Notícias falsas são um problema real dentro da indústria de telecomunicações e são efetivamente prejudiciais para o progresso. Os operadores globais questionam qual o nível de investimento deve ser feito no 5G, em um momento que o retorno do investimento é crucial para a sobrevivência do negócio”, relata o executivo. A preocupação com o futuro do 5G – muito em função de tudo que está sendo prometido ao usuário – já tinha sido externada pelos executivos da Verizon e da T-Mobile nos Estados Unidos.

Com marketing excessivo ou não, as operadoras estão deflagrando suas operações comerciais com o 5G. A Vodafone alemã, seguiu a concorrente Deutsche Telekom e, esta semana, ativou o 5G em vinte cidades como Colônia, Dusseldorf, Hamburgo, Dortmund e Munique Em agosto, a empresa levará a tecnologia para outras grandes cidades, como Berlim e Frankfurt, e pretende operar em 25 cidades, 25 municípios e dez parques industriais até o final de seu atual ano fiscal (final de março de 2020).

A rival Deutsche Telekom foi ao mercado em 3 de julho, lançando a tecnologia em seis cidades. A tele informou a meta de alcançar as 20 maiores cidades do país nos próximos 18 meses. Nas duas teles, o jogo 5G passa pelo preço baixo para incentivar a migração do 4G para o 5G. A Vodafone está com preços dem 14,99 euros por mês durante um ano. Já o preço ilimitado é de 80 euros por mês. A Deutsche Telekom está cobrando 75 euros pelo acesso ilimitado. O acesso ao 5G para usuários finais está sendo feito por dois smartphones: o Huawei Mate 20 X 5G e o Samsung Galaxy S10 5G.


Com informações do Mobile Live

Botão Voltar ao topo