No Brasil, 60% dos celulares já são 4G
Seis em cada 10 celulares ativos no Brasil já adotam tecnologias de quarta geração (4G), segundo dados da Anatel sobre o desempenho do mercado até abril deste 2019. Vão gradativamente tomando lugar das versões anteriores e até aqui o 3G está em 19,9% dos acessos, embora 9,3% do mercado ainda seja atendido por tecnologias 2G.
Os novos números mostram que o mercado móvel como um todo continua em rota decrescente. Nos quatro primeiros meses do ano houve redução líquida de 568,8 mil chips, o que resultou no fechamento de abril com 228,6 milhões de acessos em serviço. No período, apenas Vivo e Nextel ganharam mais clientes do que perderam.
Esse movimento revela, na prática, uma mudança no perfil dos planos móveis, com os acessos pós pagos – aí incluídos o que as operadoras chamam de planos controle – avançando enquanto os pré-pagos recuam. Entre janeiro e abril, enquanto houve redução líquida de 381,4 mil chips pré-pagos, os pós-pagos adicionaram mais 324,5 mil acessos. Em 12 meses, enquanto os pré-pagos encolheram 18,4 milhões de acessos (-12,7%) os pós registraram alta de 12,4% ou 11,3 milhões de novos acessos.
No fim de abril, a Vivo concentrava 73,58 milhões acessos móveis em serviço (32,1% do mercado), seguida da Claro, com 56,37 milhões (24,6%), da TIM com 55,20 milhões (24,1%) e da Oi com 37,58 milhões (16,4%).