Não Me Perturbe encerra primeira semana com 1,5 milhão de adesões
Em uma semana, encerrada na noite de segunda, 23/7, o site “Não Me Perturbe” recebeu 1,459 milhão de pedidos de bloqueio de ligações indesejadas de serviços de telecomunicações – ou seja, em 30 dias não mais receberão ligações com ofertas das empresas de telefonia, internet e TV por assinatura. Os números são da Anatel.
A agência informa que em junho deste 2019 determinou que as empresas de telecomunicações criassem uma lista única de consumidores que não queriam mais receber as chamadas com ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e banda larga. A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Telefônica/Vivo.
A Anatel explica que “a lista do ‘não me perturbe’ vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos por Procons”. Essas listas estaduais incluem ligações indesejadas de todos os setores econômicos, enquanto a ferramenta criada pelas operadoras de telecom é exclusiva do segmento.
“No Brasil, estudos de mercado estimam que cerca de dois terços dessas ligações são provenientes de outros setores econômicos que não os de telecomunicações. Em função das competências legais da Anatel, a medida alcança apenas as empresas de telecomunicações, que respondem por cerca de 32% das chamadas indesejadas”, diz a agência.