Nos EUA, banda larga móvel não poderá ter velocidade menor que 10 Mbps
A agência reguladora de Telecomunicações dos Estados Unidos, a Federal Communications Commission (FCC) abriu uma consulta pública para definir um patamar mínimo de velocidade de acesso à internet para considerá-la banda larga móvel. A intenção é que o patamar mínimo de velocidade de download fique em 10 Mpbs e o upload em 1Mbps. Na banda larga fixa, o patamar definido é de 25Mbps de download e 3 Mbps para o upload.
A FCC sustenta que a consulta pública se faz necessária porque as telecomunicações nos Estados Unidos avançaram e há a necessidade de novas métricas para revelar essa evolução. A ideia é que os novos relatórios mostrem cidades apenas com banda larga fixa, localidades apenas com banda larga móvel, e municípios com as duas ofertas.
A ideia é mostrar que uma cidade possui banda larga fixa ou banda larga móvel ( uma ou outra) será considera coberta, o que impactará as políticas de incentivo à construção de redes, especialmente, para a banda larga fixa, fato muito criticado pela oposição ao governo Trump.
Opositores à mudança sustenta que essa é a nova ‘versão’ da FCC, comandada por Ajit Pai, quer tão somente beneficiar as operadoras, isso porque até então a agência determinava que uma conexão de internet, para ser considerada banda larga não poderia ser inferior a 4 Mb/s de download e 1 Mb/s de upload. A consulta pública irá até o dia 22 de setembro.