Open RAN é para 5G senão vai ter muita confusão entre fornecedores
O Open RAN é para 5G porque assim determina a especificação que impõe o release 16, como defende a O-RAN Alliance, obervou o head de tecnologia da Nokia para a América Latina, Wilson Cardoso.
“Se não seguirmos as especificações, a interoperabilidade multivendor será muito complexa e um bite errado, simplesmente não vai funcionar”, adverte o executivo, que participou do e-Fórum Open RAN 5G, realizado pela Network Eventos, em parceria com o Convergência Digital, nesta quinta-feira, 17 de junho.
Cardoso diz que a jornada para o Open RAN ainda está acontecendo e observa que, hoje, não há nenhuma rede comercial open RAN até porque as especificações ainda estão sendo escritas. “O Open RAN para 5G já será complexo e exigirá esforços. Imagina pensar no Open RAN para o 4G”, adicionou o executivo. Assista a participação do head de tecnologia da Nokia para a América Latina, Wilson Cardoso.