Qualcomm, Nokia e Juganu se aliam por 5G em mmWave para cidades inteligentes e IoT
A Qualcomm, a Nokia e a Juganu anunciaram nesta quarta-feira, 12/01, uma colaboração para padronizar o espectro 5G para cidades inteligentes e casos de uso em serviços públicos de IoT no Brasil, com o apoio das agências governamentais brasileiras ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).
A iniciativa tem a Nokia trazendo o seu core celular 5G e a Juganu a sua luminária de rua inteligente e integrada para utilização em áreas públicas existentes, fornecendo serviços públicos por meio da integração de tecnologia 5G e de soluções de IoT da Qualcomm Technologies.
Com o projeto, empresas demonstram que o uso de dispositivos de iluminação pública simplifica drasticamente a instalação e a fusão tecnológica, ao mesmo tempo em que reduzem significativamente o custo e o tempo de implementação da solução. De acordo com José Palazzi, Diretor Sênior de Vendas da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., a colaboração visa apoiar a padronização da utilização do espectro 5G em mmWave e outras frequências para cidades inteligentes e serviços de IoT.
Para Bruno Gemus, CEO Brasil da Juganu, esse é um projeto a ser aplicado em todo o país. “Este projeto tem o poder de mudar o cenário da iluminação pública viária no Brasil e no mundo. Criamos uma experiência inovadora de ilumunação pública, gerando conectividade 5G para o município, que poderá usar essa rede para diversas aplicações e, assim, reduzir a necessidade de instalação de muitas antenas pela cidade”.
Já o diretor da Nokia Brasil, Ailton Santos, lembrou que recente estudo elaborado pela companhia e pela Omdia, prevê que até 2035, o 5G irá gerar US$ 1,2 trilhão em produtividade ao país.