Telecom

Rumo troca satélite por 4G da Claro na Serra de Santos (SP)

A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, e a Embratel estão ampliando a cobertura do sinal 4G da Claro em toda a Serra de Santos (SP) para apoiar a operação de locomotivas na região. O projeto, faseado em duas etapas, realizou a instalação de 41 antenas de transmissão, que já estão 100% operacionais, nos 41 quilômetros entre as estações Evangelista e Paratinga. Um grande avanço na circulação de trens da região já está ocorrendo, levando maior autonomia e redução no tempo de comunicação entre maquinistas e o centro de controle operacional (CCO) da Rumo, garantindo rapidez e agilidade no compartilhamento de informações.

Administradora do principal corredor ferroviário do País, entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP), a Rumo usa o serviço de transmissão 4G por meio de chips da Claro, com projeto desenvolvido pela Embratel. O objetivo é otimizar a comunicação entre trens e o CCO, reduzindo o transit time do trecho e aumentando a eficiência logística da operação.

“Nossas composições contavam até então com sistema de comunicação via satélite neste trecho de serra”, diz Marco Andriola, Diretor de Tecnologia Ferroviária da Rumo. “Devido à topografia local, o sinal por satélite não oferece boa cobertura na serra, uma área de grande complexidade pela densidade de trens, causando impacto na circulação. Agora, temos uma redução de cerca de 97% no tempo de envio de informações entre trens e CCO, o que fez com que nosso delay caísse, em alguns casos, de 7 minutos para poucos segundos. Além disso, o maquinista tem um ganho importante em termos de segurança, uma vez que pode acionar, com maior velocidade, as equipes nos 41 quilômetros de serra”.

Para que a comunicação da operação ferroviária pudesse ser otimizada, a Rumo também realizou o redesenho interno das locomotivas. Assim, os veículos ferroviários puderam receber equipamentos capazes de captar o sinal 4G de forma integrada à comunicação satelital utilizada nos trechos fora da serra. “Além da Embratel, importante parceira nesse projeto, tivemos a contribuição da Nokia, responsável pelo desenvolvimento da solução de rede de missão crítica para as nossas composições”, diz Marco Andriola.

Por meio da solução da Nokia, a inteligência Embratel, configurada em Nuvem e hospedada no Data Center Lapa da empresa, um dos mais modernos do País, permite a definição de qual tipo de conexão é mais adequado durante cada trecho do percurso. Isso permite uma alteração automática da conectividade quando a locomotiva entra na Serra de Santos, passando a utilizar o sinal 4G. Quando a locomotiva deixa a área, pode ocorrer nova troca de padrão de conectividade, se necessário, automaticamente.


A ampla rede de conectividade já investida em projetos com a Rumo possibilitou a instalação de câmeras nas cabines dos trens para um monitoramento constante, que, em uma próxima fase, serão habilitadas com Inteligência Artificial e Analytics. Usando a leitura inteligente, as tecnologias devem gerar inúmeras informações para evitar situações emergenciais e para a identificação de possíveis acidentes, possibilitando a análise, por exemplo, de sinais de cansaço dos condutores e outros cenários que fogem do habitual.

A partir da rede rápida e segura fornecida pela Embratel, o uso das câmeras associadas à Inteligência Artificial e Analytics permitirão a análise de imagens ininterruptamente. A Embratel realizará toda a integração das tecnologias com uma infraestrutura robusta para levar a Rumo ao próximo nível de digitalização. Os valores do contrato não foram revelados pelas partes.

 

Botão Voltar ao topo