Smartphone supera computador para acesso de notícias no Brasil
Pela primeira vez, os smartphones ultrapassaram os computadores como o principal dispositivo usado para acessar notícias no Brasil, aponta um relatório sobre notícias digitais do Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford, na Inglaterra,divulgado nesta quarta-feira, 28/06.
A pesquisa internacional, feita com mais de 70 mil pessoas em 36 mercados, indicou que o uso de dispositivos móveis para ler notícias nas regiões urbanas no Brasil chegou a 65%, superando a participação de computadores, que aparece com 62%. O levantamento apura ainda o crescimento do uso de redes sociais para notícias está diminuindo em alguns países devido à crescente popularidade de aplicativos que não filtram seu conteúdo por meio de algoritmos, como o WhatsApp.
No Brasil, o aplicativo de mensagens começa a rivalizar com o Facebook, com 46% dos entrevistados dizendo que utilizam o WhatsApp para ler e compartilhar notícias, um aumento de 7 pontos percentuais desde o levantamento anterior. Para o Facebook, o número é de 57 por cento, 12 pontos percentuais a menos do que na pesquisa anterior.
No que se refere à confiança nos meios de comunicação, o Brasil é o segundo país do ranking, com 60% dos entrevistados dizendo que confiam na mídia em geral. A Finlândia figura em primeiro lugar com 62%, enquanto nos Estados Unidos a confiança nos meios de comunicação se situa em 38%.
Com informações da Agência Reuters