Smartphones puxam demanda global por carregadores sem fio
Projeções da consultoria de IHS Markit indicam uma tendência de crescimento de smartphones com capacidade de carregamento sem fio. O levantamento indica um crescimento de 40% em 2018 nos embarques de unidades com essa capacidade, para 300 milhões de aparelhos.
A capacidade de carregamento sem fio, segundo a consultoria, é algo ainda puxado essencialmente por smartphones topo de linha, principal indústria a demandar a tecnologia. Mas no agregado de vários segmentos, as ofertas de transmissores e receptores de energia cresceram 37% no ano passado.
No total, de acordo com esses dados, foram 600 milhões de unidades com capacidade de carregamento sem fio em diversas aplicações. A expectativa é de que esses embarques continuem em trajetória de crescimento e em 2023 correspondam a 2,1 bilhões de unidades.
É um ecossistema que, para além dos celulares, inclui fones de ouvido, smartwatches, vestíveis, dispositivos para casas inteligentes, sensores de IoT, robôs e mesmo aplicações industriais que envolvem 5G, veículos elétrico e até mesmo infraestruturas públicas.
Apenas o segmento de aplicações domésticas, ainda de acordo com os números da consultoria, tem previsão de alcançar mais de 100 milhões de unidades com carregamento sem fio até 2028. É um segmento que envolve termostatos, controles de ar, portas e trancas eletrônicas, alarmes, câmeras, etc.