Telecom

Telemarketing faz 4 bilhões de ligações por mês e Anatel quer prefixo para cobrança

O Conselho Diretor da Anatel rejeitou nesta quinta, 4/8, recursos apresentados pelas principais operadoras do país contra as medidas adotadas pela agência para reduzir as chamadas de telemarketing ativo, especialmente aquelas de ‘prova de vida’, em que a ligação é cortada quando atendida. E decidiu ampliar a ação, com bloqueio daquelas que usam números vagos antes mesmo que a chamada seja completada. 

“A cautelar de 6 de junho foi extremamente positiva, com uma queda de 50% em um mês, bastante eficiente. Nos 30 dias anteriores à medida, apenas 376 usuários realizaram mais de 100 mil chamadas não completadas ou encerradas em até 3 segundos. Esses meros 376 usuários, nesses 30 dias, realizaram 4,2 bilhões de chamadas curtas. E esse é um número parcial ainda”, afirmou o responsável por acompanhar esse tema na Anatel, o conselheiro Emmanoel Campelo. 

A cautelar mencionada está sendo ampliada para determinar que todas as operadoras deverão identificar e bloquear os usuários que gerarem ao menos 100 mil chamadas, em um dia, com duração de até 3 segundos. Também deverão ser bloqueadas ligações que forem originadas de números vagos, recurso de ficar trocando de números para novas tentativas. 

Em outra vertente, a Anatel vai avaliar a criação de um prefixo específico para as chamadas de cobrança e recuperação de créditos, a exemplo do código 0303, que passou a ser exigido de todas as empresas que fazem ligações para oferta de produtos e serviços, o chamado telemarketing ativo. 

“Temos dois grandes ofensores quando a gente fala de robocall e chamadas indesejadas: as chamadas de telemarketing e  as chamadas de cobrança. Portanto, não vamos proteger o consumidor pela metade se o setor de cobrança é um dos grandes ofensores em chamadas indesejadas”, disse Campelo. Quando optou pelo 0303, a Anatel tinha deixado cobrança, assim como ligações pedindo doações, fora da medida. 


 

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