Teles estreitam alianças para atender o B2B com o 5G
Cada vez mais vai se ouvir falar em multi-acess edge computing, ou MEC, nas operadoras. Até porque a capacidade de computação e a compatibilidade com a nuvem são essenciais para muitos dos aplicativos de negócios de missão crítica que serão habilitados por 5G de alto rendimento, baixa latência e arquiteturas flexíveis. As operadoras estão aprendendo que seus clientes corporativos geralmente precisam de aplicativos em nuvem próximos às instalações corporativas para proteger os dados e reduzir a latência. E as teles apostam na computação de borda de acesso múltiplo (MEC) para prover esses serviços.
Nos Estados Unidos, as operadoras já se movimentam. A AT&T, por exemplo, fechou uma aliança com o Google Cloud para MEC, onde vai acontecer a combinação da AT&T Network Edge com o Google Cloud em 15 cidades dos EUA, começando com Chicago ainda este ano. As empresas esperam que, ao combinar a rede AT&T com aplicativos como Google Maps e Pixel, as empresas possam criar suas próprias soluções personalizadas.
A operadora também deseja que seus clientes possam usar as soluções em nuvem do Microsoft Azure junto com o AT&T 5G. A AT&T concordou recentemente em executar sua rede principal 5G na nuvem Microsoft Azure, uma mudança que, segundo ela, trará o Azure “para a ponta de nossa rede … dando suporte às nossas cargas de trabalho de rede”.
A Verizon, por sua vez, trabalha com Amazon Web Services (AWS) e Microsoft Azure. A tele está trazendo a AWS para seus próprios pontos de acesso de serviço, sites nos quais agrega tráfego de rede. Até o momento, a Verizon implantou o Wavelength, uma plataforma AWS projetada para redes 5G, em dez pontos de acesso de serviço nos Estados Unidos. A empresa diz que mais sites estão planejados. Além disso, a Verizon está integrando seus aplicativos 5G com Outposts, a plataforma AWS destinada a locais de clientes corporativos.
A T-Mobile ainda não anunciou uma parceria com um hiperscaler para a MEC, mas se associou ao provedor de serviços de internet, Lumen Technologies. A operadora está combinando sua rede 5G com a plataforma de computação de ponta da Lumen, uma combinação que as empresas declararam que dará às empresas, acesso a recursos de computação de ponta, fibra e 5G em todo o país. A dupla recentemente estendeu sua parceria para atender agências governamentais dos Estados Unidos.