Teles têm de se transformar em empresa de tecnologia para ontem
Se querem assegurar relevância no futuro próximo, as telcos vão ter de se transformar em TechCos, apontou o diretor de pesquisa da Frost&Sullivan, Ignacio Perrone. Segundo ele, já passou da hora para as empresas de telecomunicações migrarem para empresas de tecnologia. “Esse é um passo muito necessário. O risco é grande, mas não começar essa transição é um risco maior ainda”, disse Ignácio.
O especialista, que palestrou no Telco Transformation Latam, realizado nos dias 20 e 21 de agosto, no Rio de Janeiro, observou que, hoje, as telcos já usam a inteligência artificial na otimização dos seus serviços; na promoção da autonomia das redes; na manutenção preditiva e na detecção de falhas para reforçar a cibersegurança. O uso da análise de dados terá papel central para as ações de sustentabilidade das teles, pontuou ainda Ignacio Perrone.
O executivo admite que a transformação das telcos em TechCos exigirá investimentos, mudança de estratégias e transformação cultural. No lado da infraestrutura de rede, essa mudança vai garantir processos operacionais mais ágeis e otimizados e no ESG, a meta de zero emissões de carbono ganha protagonismo. Assista a entrevista.