Telecom

TIM abre laboratório para projeto de rede do Facebook na América Latina

A TIM se juntou ao Telecom Infra Project (TIP), uma iniciativa fundada pelo Facebook, SK Telecom, Deutsche Telekom, Nokia, Intel e outras empresas para a criação de uma nova abordagem para a construção e implantação da infraestrutura de redes de telecomunicação. O primeiro ato dessa aliança é a transformação do TIM Lab – seu laboratório para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções – no primeiro TIP Community Lab (“Laboratório Comunitário TIP”) da América Latina.

“A participação da TIM no programa do TIP e o compromisso com a desagregação de hardware e software de rede está em completa sinergia com a nossa estratégia de negócios. Estamos animados em trabalhar com o Facebook, Intel, Nokia, SK Telecom, Deutsche Telekom e outras operadoras, empresas de tecnologia e integradores de sistemas para contribuir com o processo de inovação na implementação da infraestrutura de rede, atendendo às demandas e necessidades de um país de dimensões continentais para o programa”, afirma Luis Minoru, Vice-Presidente de Estratégia e Inovação da TIM Brasil.

O TIM Lab, um espaço no qual a TIM desenvolve seus produtos e soluções, será utilizado por membros do TIP para a criação de padrões universais em soluções, inicialmente para redes de transporte, com o objetivo de superar os desafios relacionados à interoperabilidade das soluções de diferentes provedores. O espaço, localizado na sede da empresa no Rio de Janeiro, foi projetado com base nas melhores práticas para instalações industriais e ambientes de teste, utilizando equipamentos modernos e soluções virtualizadas.

“O TIM Lab foi concebido com o objetivo de promover um ambiente de colaboração que nos permita participar de iniciativas de Inovação Aberta e parcerias com a comunidade tecnológica. Ele possui a estrutura ideal para hospedar o TIP Community Lab, com salas blindadas que eliminam a interferência interna e externa, o que nos permite obter resultados de alta precisão”, afirma Leonardo Capdeville, Vice-Presidente de Tecnologia da TIM Brasil.

O TIP é uma iniciativa com foco em engenharia integrada por operadores, fornecedores de infraestrutura, integradores de sistemas e empresas de tecnologia com o objetivo de repensar a abordagem tradicional para a construção e implantação da infraestrutura de redes de telecomunicação. O projeto visa colaborar em novas tecnologias, examinar novas abordagens comerciais e estimular novos investimentos na área de telecomunicações.


Botão Voltar ao topo