Telecom

TIM fecha parceria com Microsoft para soluções IoT na nuvem e 5G

A TIM fechou uma parceria com Microsoft para oferecer soluções completas de conectividade com a tecnologia Azure IoT, plataforma que disponibiliza soluções completas a empresas que estão investindo em aplicações via Internet das Coisas.  Os serviços serão disponibilizados no markeplace da Azure, para clientes da plataforma de nuvem da Microsoft.

A Microsoft acredita que o IoT, junto com o poder da Inteligência Artificial e de Machine Learning, tem o imenso potencial de apoiar os negócios em seus mais variados desafios, contribuindo para mais eficiência nas operações, criação de novos negócios e produtos.

Já a TIM tem em sua estratégia se aliar a parceiros que podem complementar a oferta de serviços de conectividade para empresas, disponibilizando soluções que atendem a demandas e desafios em IoT e ajudam na busca por resultados tangíveis, mostrando, principalmente, que a implementação de IoT pode ser mais acessível e descomplicada do que se imagina. 

“Queremos ajudar na transformação digital das empresas trazendo aplicações em IoT que possam ser habilitadas por nossa rede 4G e 5G em todo o país”, afirma o diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, Paulo Humberto Gouvêa. A parceria inclui um portfólio amplo de soluções, pensando desde a simplificação das integrações, até a possibilidade de coleta, armazenamento e processamento de dados, originários em sensores e dispositivos inteligentes, hospedados em um serviço de nuvem.

Com a chegada do 5G, e a possibilidade de aproveitar altas velocidades e baixíssimas latências para o processamento de informações, a ideia é acrescentar ainda mais inteligência aos dados coletados e trabalhar informações em tempo real, que auxiliam na agilidade da tomada de decisões.


Presente em mais de 4.800 cidades no Brasil com rede 4G, a TIM conta, hoje, com a maior rede de Internet das Coisas do país, com mais de 4.100 cidades cobertas com a tecnologia NB-IoT (Narrow Band em IoT). No campo, são mais de 7 milhões de hectares conectados, beneficiando 900 mil pessoas, além de 25 mil quilômetros de estradas e rodovias. Com a tecnologia NB-IoT em 700 MHz, que permite ampliar a cobertura tradicional mantendo baixo consumo de bateria, a TIM alcança mais de 4400 cidades.  

Botão Voltar ao topo