TIM sai na frente e testa voz no 5G no Brasil
A TIM fez os primeiros testes com VoNR 5G (Voice over New Radio) na América Latina. A solução promete melhorar a qualidade das chamadas e a integração com aplicações e serviços que usam dados e voz simultaneamente. Este é o primeiro teste, em parceria com a Huawei, e traz resultados acima do esperado. O serviço deverá estar disponível aos clientes TIM neste ano, na sequência da implementação da rede 5G.
Também conhecida como Voz sobre 5G, o VoNR é a evolução dos serviços de voz e será a modalidade mandatória na rede 5G SA (Stand Alone, Rel. 16). Hoje, a TIM oferece o serviço VoLTE na rede 4G para mais de 4.600 localidades pelo Brasil e atendendo mais de 30 milhões de clientes. A tecnologia VoLTE permite oferecer qualidade superior de chamadas, tanto para quem faz a ligação quanto para quem recebe. Com a implementação das redes 5G, o serviço VoNR possibilita um serviço ainda melhor, inclusive em uso de vídeo conferências e aplicações relacionadas à Realidade Virtual e Aumentada, sempre em 5G, potencializando serviços de valor agregado.
“Queremos estar sempre à frente e oferecer serviços diferenciados para nossos clientes. O 5G será um verdadeiro divisor de águas tanto para o mercado corporativo (IoT) como para os consumidores finais. Com o VoNR, estamos mostrando a importância de oferecer serviços completos a nossos clientes, seja dados ou voz. Queremos oferecer uma experiência completa, de ponta a ponta, com a melhor e mais avançada rede 5G do país”, declara Marco Di Costanzo, Diretor de Redes da TIM Brasil.
Os testes com VoNR fazem parte de uma série de iniciativas pioneiras da TIM para implementação do 5G. Nos últimos três anos, a operadora realizou testes com parceiros como instituições de ensino, centros de pesquisa e empresas, chegando, inclusive, às mais altas velocidades de transmissão já registradas no país.
De acordo com a GSA (Global mobile Suppliers Association), em relatório publicado no último mês de outubro, 16 operadoras em todo o mundo já anunciaram publicamente seus investimentos em VoNR, especialmente em países onde as redes 5G SA (Standalone) estão em fase mais avançada de implementação e operação.
O relatório também inclui dados sobre fabricantes de equipamentos que já estão se preparando para dar suporte à tecnologia, com modems e processadores compatíveis. Alguns dos smartphones disponíveis no mercado e habilitados para funcionar com 5G contarão com suporte para VoNR. Com os testes no Brasil, a TIM mostra que já está preparada não só para o futuro das redes móveis, como também para a evolução do serviço.