Transformação digital: Busca por apps de relacionamento com as teles cresce 50% no Brasil
Uma pesquisa feita pelo Google sobre o ano das empresas de telecomunicações brasileiras em 2017, divulgada nesta quinta-feira, 18/01, mostra que o investimento feito na transformação digital está fazendo efeito, e bastante positivo. As buscas pelo relacionamento digital entre as teles e os seus consumidores por meio dos aplicativos como “Minha Net”, “Minha Oi”, “Meu TIM”, “Meu Vivo” e “Minha Claro” registraram um crescimento de 50% em relação a 2016. Ainda no perfil das buscas, o segmento móvel foi o mais procurado com 22% e o residencial ficou com 19%.
Para comprovar a mudança do perfil do usuário móvel- com o aumento da base pós-paga e a redução do pré-pago na telefonia celular – o Google detectou que as buscas por ‘controle’ ou ‘pós-pago’ cresceram 64% enquanto as buscas para o pré-pago tiveram um aumento de apenas 22%. Com dados dando as cartas, os consumidores ratificaram o interesse nos Serviços de Valor Agregado (SVAs), como TIM Music, Claro Vídeo, Vivo Kantoo ou Oi Pontos. O crescimento de buscas foi de 68% se comparado a 2016.
O levantamento também aponta que o vídeo on demand (VOD), como o Netflix, está superando e muito a TV por Assinatura. As buscas por TV paga cresceram apenas 1%. Já as relacionadas com VOD tiveram um incremento de 85% em 2017. A pesquisa também aponta um maior critério do consumidor com relação à sua banda larga: as buscas por sites que mensuram a velocidade da internet tiveram crescimento de 16%.
Com relação ás marcas veja os destaques:
Vivo – Marca mais buscada na indústria como um todo
Destaques da marca:
“Vivo Fibra” – alta de 50% no volume de buscas
“Planos Família” – alta de 171% no volume de buscas
NET – Marca mais buscada no segmento residencial
Destaques da marca:
Vídeo on Demand – Net Now teve 50% no share de buscas em 2017
“Combo” foi a categoria mais associada a NET, com 62% de share de buscas
Claro – Marca com maior aumento de buscas no segundo semestre de 2017
Destaques da marca:
Na categoria de planos pré-pagos, a Claro foi a operadora que teve o maior aumento no volume de buscas, 36% no ano passado
Os serviços “Claro Música” e “Claro Vídeo” são os segundo e terceiro termos que mais cresceram no segmento móvel
Oi – Marca com maior crescimento de interesse do primeiro semestre no segmento residencial
Destaques da marca:
Customer Care – Minha Oi e Técnico Virtual figuraram entre os termos de buscas que mais cresceram em 2017
A recarga da Oi foi a que mais teve crescimento de buscas no ano passado – aumento de 49% no volume.
TIM – Marca que mais cresceu no segmento móvel em 2017
Destaques da marca:
Tim Black foi o principal tópico de interesse da marca, aumentando o volume de buscas na categoria pós da TIM em 156%
Nos planos na modalidade “controle”, a TIM foi a marca que mais cresceu nas buscas – 115% em 2017.