Telecom

Tráfego móvel cai com maior dependência do Wi-Fi

O isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19 levou os brasileiros a dependerem ainda mais de redes Wi-Fi, mesmo se o dispositivo de navegação é um telefone celular. É o que aponta um novo levantamento da britânica OpenSignal, segundo o qual o consumo de dados móveis caiu 15% desde março.

“No Brasil, a partir da segunda quinzena de março, observamos tendências divergentes entre as duas métricas: a média de dados móveis consumidos por nossos usuários brasileiros diminuiu cerca de 15% em comparação com o início de fevereiro, enquanto a velocidade média de download dos usuários aumentou por uma quantia semelhante.”

Diz ainda o estudo que “os usuários de smartphones no Brasil gastavam cerca de 75% do tempo conectados a redes Wifi, em média”, desde que as restrições de movimento foram introduzidas. “Isso sugere que uma boa parte do tráfego que normalmente consumiriam nas redes móveis foi consumida no Wi-Fi”, completa a Open Signal.

Essa tendência de consumo reduzido de dados móveis, mas com velocidades de download mais altas, foi observada em vários países da América Latina, além do Brasil, como Argentina, Equador e México, mas também em países de perfil distinto como Taiwan. 

Os usuários nesses países, em média, “reduziram a quantidade de dados móveis que consumiam desde que as restrições de movimento foram introduzidas, e observamos um aumento significativo na velocidade média de download dos usuários em dispositivos móveis”.


Botão Voltar ao topo