Telecom

TV paga perde 5% da base em 2017

O mercado de TV por assinatura brasileiro voltou a encolher, pelo terceiro ano consecutivo em 2017, e desta vez com mais for. A base de clientes encolheu 5% – depois de recuos de 2,3% em 2015 e 1,6% em 2016 – e chegou ao fim de dezembro do ano passado somando 17,9 milhões de assinantes. Só em dezembro a sangria foi de 125,7 mil acessos. 

O cenário não é o mesmo para todos. A Oi ganhou 205,2 mil clientes (+15%) ao longo do ano passado, chegando a 1,50 milhão de assinantes. A Sky também registrou alta, com 109,6 mil novos clientes (+2%), mas na prática voltou ao patamar que tinha em setembro de 2015, com 5,5 milhões de acessos. 

A Net (Claro), maior empresa do mercado no país, foi também a que mais sentiu a fuga de assinantes. Sozinha contabilizou 724,2 mil clientes a menos em 2017 (-7,3%), caindo para 9 milhões de acessos. Na mesma linha, a Telefônica perdeu 131,4 mil (-7,6%), e encerrou o ano com 1,58 milhão de assinantes. Algar, com menos 23,9 mil (-24,34%), e Nossa TV, com menos 2,7 mil (-2,14%), igualmente terminaram 2017 menores do que começaram.

Botão Voltar ao topo