Vivo: Nós somos clientes da Winity no 700 Mhz
“Nós somos os clientes. A responsável pelo processo é a Winity”, afirmou o presidente da Vivo, Christian Gebara, nesta quarta-feira, 10/5, ao comentar a decisão do CADE que aprovou, sem restrições, os contratos de uso da frequência de 700 MHz adquirida pela Winity, no Leilão 5G, pela Vivo, em 1.120 cidades, por 20 anos.
Gebara foi bem cauteloso ao comentar o tema, mas sustentou que a decisão do CADE sinaliza que o acordo foi desenhado para cumprir todos os requisitos exigidos. A Vivo já foi notificada da decisão do órgão antitruste. Agora espera a decisão da Anatel. O acordo entre Winity, do grupo Pátria Investimentos, e Vivo foi assinado em agosto de 2022.
Á época, a Winity disse que o acordo reforçava a estratégia da empresa de ser uma provedora de infraestrutura no atacado, levando cobertura para áreas não servidas e viabilizando o uso eficiente do espectro em parceria com operadoras que prestam serviços de varejo a clientes finais – dentre elas a Vivo – e que poderão alugar faixas do espectro de 700 MHz da Winity para incrementar capacidade de rede ou oferecer novos serviços a seus clientes. A Winity investiu quase R$ 1,5 bilhão na aquisição da faixa de 700 MHz no leilão 5G.
A área técnica da Anatel, no entanto, rejeitou a anuência prévia do acordo, por entender que, ao compreender uma faixa de frequência destinada a novos entrantes, o contrato viola o espírito do leilão do 5G. O caso subiu para o Conselho Diretor da agência. O relator do processo, Alexandre Freire, decidiu intermediar um novo acordo. E na semana passada, pediu mais 120 dias para chegar a um entendimento.