WhatsApp consome menos dados. Messenger vence em vídeo
A Proteste, entidade de defesa dos consumidores, fez um teste para avaliar aplicativos de mensagens que também fazem chamadas de voz. A pesquisa avaliou o consumo de dados, a demora para completar as ligações, a qualidade das chamadas de vídeo e o uso de criptografia.
Segundo a entidade, o Whatsapp foi o app que apresentou o menor consumo de dados, tanto em versões Android como iOS. “Dos aplicativos avaliados, o Whatsapp foi o que menos consumiu dados nessa função tanto no Android quanto no iOS. Em um mês, por exemplo, ao falar todo dia durante 30 minutos, o consumidor gasta do seu pacote de dados 264 megabytes (MB) no Android e 300 MB no iOS”, afirma a Proteste.
Diz ainda o estudo que “na qualidade da chamada, o Viber (Android) se destacou, por ter pouco retorno de voz no 3G e no 4G, e no Wi-Fi não mostrou atraso. O pior avaliado foi o Hangout (Android), que teve retorno e atraso na voz visíveis no 3G, 4G e no Wi-Fi. Já no iOS, todos foram considerados bons, em especial, o Facetime.
A avaliação da entidade é de que “a diferença de gasto é sutil entre as tecnologias 3G e 4G ou até mesmo no Wi-Fi em uma ligação por voz. A diferença só será sentida caso a conversa seja muito longa”. Há também maior consumo quando são chamadas de vídeo.
“Para realizar ligações por vídeo, a melhor opção é o Messenger no Android, que apesar de apresentar som baixo, teve pouco atraso na voz e na imagem. No iOs, o Facetime fez a diferença, mais uma vez, com quase nenhum atraso e boa qualidade de imagem”, diz a Proteste.
O levantamento avaliou também a demora para a chamada ser iniciada após apertar o botão ‘ligar’ com o aplicativo aberto no celular que vai receber a ligação. O Hangout (iOS) se saiu pior, porque levou mais de cinco segundos chamar, mesmo fazendo barulho sonoro de estava chamando. O Google Duo (Android e iOS), WhatsApp (iOS), Messenger (iOS) e Facetime (iOS) foram os melhores avaliados, com menos de 3 segundos.
Já quando os aplicativos estão fechados, que é a situação mais comum, a ligação demora mais tempo. O Skype levou 13 segundos no Android e 9 segundos no iOS. A média geral dos aplicativos aumentou e poucos conseguiram manter o toque no mesmo tempo do app aberto.
Entre os aplicativos analisados, a Proteste destacou que Skype e o Viber oferecem ligações para telefones fixos e móveis, por isso exigem pagamento desses serviços. Mas em geral os aplicativos precisam apenas dos dados da franquia de internet para funcionar.
Finalmente, o levantamento apontou que Hangout e Skype não oferecem criptografia das mensagens de ponta-a-ponta e “por isso foram considerados ruins”.