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Governo anuncia mais 400 serviços digitalizados e estima economia em R$ 1,6 bilhão

O Ministério da Economia informou nesta quinta, 3/10, ter alcançado a marca de 400 novos serviços digitais, que incluem, por exemplo, a Carteira de Trabalho, aposentadoria e auxílio-maternidade rural. Todos disponíveis pelo Portal gov.br. Nas contas da Secretaria de Governo Digital, a digitalização desses serviços gera uma economia de R$ 1,64 bilhão por ano. 

A maior parte dessa redução de custos, R$ 1,29 bilhão por ano, diz respeito ao deslocamento a órgãos públicos e contratação de despachantes para acessar serviços públicos. O restante da economia é do governo, que poupa em infraestrutura logística, insumos e horas de trabalho dos funcionários.

“Um caso emblemático para nós é o dos serviços do IINSS. Em janeiro, 8% dos usuários da Previdência Social faziam uso de algum canal digital da instituição. Em oito meses, o percentual saltou para 70% de todos os pedidos”, afirma o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. 

Segundo a SGD, os serviços digitalizados representam 17,7 milhões por ano de demandas dos cidadãos em 24 órgãos federais. Somente a Carteira de Trabalho digital, disponibilizada na última semana de setembro, gera 5 milhões de solicitações por ano. 

Até o final de 2022, a meta é tornar digitais todos os 3,3 mil serviços do governo federal passíveis dessa transformação – chegando a uma economia estimada em R$ 7 bilhões. Até aqui, cerca de 1,6 mil serviços já são oferecidos totalmente digitais. 


* Com informações do Ministério da Economia

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