Governo informa que Tesouro Nacional sofreu ataque ransomware
O Tesouro Nacional sofreu um ataque ransomware. A informação é oficial e está no portal Gov.br. O site do Tesouro Nacional está instável.
Os especialistas de segurança da Secretaria de Governo Digital e da Secretaria de Tesouro Nacional afirmam que os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados.
Segundo ainda os técnicos, a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e os relacionados às Dívidas Públicas. Mas não se sabe se houve danos em outros sistemas.
O governo assegura que as medidas ‘saneadoras estão sendo tomadas’. E promete que mais informações sobre o ataque serão divulgadas com transparência.
Os ataques ransomware têm como alvo o roubo de dados para pedido de resgate. Para se ter uma ideia, a empresa de análise de blockchain Chainalysis confirmou mais de US$ 208 milhões em pagamentos de ransomware em todo o mundo até agora em 2021. O Grupo JBS, a Embraer, e o Grupo Fleury sofreram ataques ransomware, mas não revelaram se pagaram ou não resgate para recuperar os dados perdidos.